segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

UVAS, A SERRA GAÚCHA E VINHOS BRASILEIROS





Se tiver a oportunidade de ir, durante o verão, para o Vale dos Vinhedos, não pense duas vezes.

A região, de agora até março, está mais linda do que nunca, dá até pra dizer que temos um pedacinho da Europa, logo ali, a menos de duas horas de Porto Alegre.

As uvas estão quase prontas para a colheita e isto dá um aspecto totalmente diferente para os vinhedos.

A cidade de Bento Gonçalves está cheia de turistas, em função da FENAVINHO, que está acontecendo por lá.

Existem muito mais vinícolas do que eu imaginava, no Brasil, só num dos projetos que acompanhei eram mais de 75 vinícolas envolvidas, fora as outras que estavam expondo nos stands da feira.

O vinho brasileiro está crescendo muito em qualidade. E temos que explorar melhor e mais isso.

Assisti a uma conferência, com tradução simultânea, de um somelier italiano que viaja o mundo todo palestrando e dando aulas sobre enogastronomia.

Entre os assuntos abordados por ele estava a falta de orgulho dos brasileiros em apreciarem seus próprios vinhos. Citou como exemplo restaurantes que não possuem em sua carta de vinhos nenhum rótulo nacional. Esse fato já aconteceu diversas vezes em sua estada, aqui no Brasil, e ele enxerga isso com muito espanto!!! Pois ele, sendo italiano, diz pra todos que o melhor vinho do mundo é o italiano!

Tá na hora da gente começar a apreciar um pouco mais os nossos vinhos, que segundo o palestrante possuem qualidades tão boas quanto aos produzidos no velho mundo.

A dica tá dada, está valendo subir a serra nesses dias de verão!

Beijos especiais para Poliana e Alexandre, um querido casal de Natal/RN, que conhecí por lá!

Até mais!
p.s: na foto do meio, no canto esquerdo, tem uma parede de terra, ou seja, aquilo é uma cave de terra, nunca tinha visto antes, só conhecia caves de pedra. Não é necessário a climatização artificial, pois a terra já deixa o ambiente na temperatura ideal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário