quinta-feira, 30 de abril de 2009

REFLEXIO


Ontem, fui no Santander Cultural ver uma mostra fotográfica muito interessante.

REFLEXIO - Imagem contemporânea na França traz seis artistas franceses. Cada qual com propostas e estilos diferentes, porém com um ponto em comum: trazer alguns recortes da realidade através de diferentes técnicas, questionando os próprios limites da linguagem fotográfica. Todos os artistas se conhecem entre si, mas jamais suas obras haviam sido expostas juntas.

A ideia da mostra é dar um panorama da fotografia contemporânea francesa e compreender o contexto atual da fotografia.
A curadora brasileira da exposição, Ligia Canongia, propõe uma investigação do papel da imagem e discute a inserção da fotografia como uma das mídas mais exploradas na produção contemporânea.

Patrick Tosani e Catherine Rebois discutem a questão do corpo no universo da imagem.
Suzanne Lafont e Eri Rondepierre trazem a possibilidade da fotografia intervir sobre outros meios da cultura, re-propondo suas linguagens originais. Ambos se alimentam do cinema como fonte.
Jean-Luc Moulène e Valérie Jouve (foto acima) investigam a realidade banal da vida cotidiana, seja pela análise da vida nas grandes metrópoles ou pelo comportamento e expressões humanas no dia-a-dia.

"REFLEXIO" é a origem etimológica latina de dois termos: reflexo e reflexão, palavras que exprimem o conceito e a identidade da exposição.

Vale a pena conferir, o Santander Cultural está mais bonito do que já é.
O cafézinho no Café do Cofre deve fazer parte da visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário