
Estou participando do Projeto Rondon. Na coordenação da chamada operação Nordeste-Sul, juntamente com uma professora da PUCRS e mais dois outros docentes da UnB.
Aquelas coisas que acontecem na vida da gente quase sem querer.
Através de uma falha no sistema me acharam. Salve o bug!
Analisando mais de perto, acredito que com bug ou sem bug eu estaria nessa.
O Projeto Rondon foi muito difundido nos anos 70 e 80. Ouvi falar de histórias de pessoas que foram para comunidades indígenas, na Amazônia, Tocantins, Roraima...quase que um mito, aquele avião da FAB levando os estudantes para os lugares mais distantes deste Brasil.
Ele foi extinto em 1989 e somente em 2005 retomou as atividades.
Hoje, o Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa que tem como um dos objetivos viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local e de fortalecimento da cidadania, em diferentes municípios brasileiros.
20 municípios em torno da cidade de Santa Maria foram escolhidos pelo ministério da Defesa, através do IDH, para receber o projeto.
Minha cidade é Tupanciretã!!!!
Que na língua indígena quer dizer Tupan=Deus, Cy=mãe e Retan=terra, ou seja "Terra da mãe de Deus"...socuero!!
Mas resumindo a ópera, eu e a professora Andréia da UnB estivemos por lá, na semana passada, para fazer uma viagem denominada de precursora, uma visita de reconhecimento do município, uma espécie de diagnóstico para verificar se os projetos de oficinas que foram descritos no papel condizem com a realidade do local.
O próximo passo é formar as equipes que terão estudantes de vários cursos devido às temáticas e demandas variadas que surgiram no municipio, como por exemplo, a questão do empreendendorismo rural, já que Tupanciretã possui muitos agricultores e famílias assentadas.
A operação irá ocorrer dos dias 10 à 26 de julho. Durante quinze dias, duas equipes, uma da PUCRS e outra da Unb, com seis estudantes e dois professores coordenadores cada, estarão neste munícipio trabalhando de maneira concomitante e complementar.
Para fins acadêmicos e também pela indicação de uma querida amiga vou fazer uma espécie de diário de viagem, com informações que poderão ser úteis nos próximos anos.
O que rolar de mais interessante eu conto por aqui!
Tenho tanto orgulho da minha prima!!!!!
ResponderExcluirBejuuuuuuuuu, Pati