sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A VIDA DOS OUTROS


Tenho percebido com mais clareza como funciona o pensamento dos outros, ou melhor, das pessoas com as quais convivo.
Acredito que isso se dá pelo fato de estar percebendo com mais nitidez o meu próprio funcionamento.
Uma coisa reflete na outra.

É impressionante como somos óbvios.
Tenho sentido isso, essa obviedade de ações, de falas, de comportamentos.

À medida que se conhece uma pessoa e a sí próprio, perceber o funcionamento do outro fica fácil.
É quase como uma prática diária, pois como é inerente ao ser humano se relacionar - e na maioria das vezes se tenta fazer isso de uma forma saudável -, o que acaba acontecendo é que ao distinguirmos o funcionamento do pensamento do outro, criamos certos desvios ou caminhos, fazendo com que a relação fique mais fluída e menos truncada.

Relações humanas, sempre pauta por aqui, mas ninguém quer morrer na praia sozinho, honey, nem mesmo aquele que tem a auto estima lá no ALTO.
Não estou somente no mérito das relações amorosas, estou falando das relações de amizades, de trabalho, familiares e por aí vai.

Nesta semana aconteceu um fato desses no trabalho. Depois de um longo discurso, quase eloquente do 'outro'. Eu, em apenas uma frase, matei a charada do inconsciente do 'colega'.

É, realmente a 'vida dos outros', por vezes, é bem mais fácil de ser decifrada do que a nossa própria. Minha frase foi bombástica. Tanto que antes mesmo de falar eu disse que me retiraria da sala logo após pronunciá-la. E foi exatamente o que aconteceu. Falei e Zarpei!
E pensando sobre isso, aqui, sozinha, tomando uma taça de vinho, percebo o quanto sou previsível e que o velho freud tinha toda razão quando dizia que nada é por acaso, que nossos processos mentais não são meros eventos e que se os comportamentos e as ações não estão no consciente elas derivam das conexões do inconsciente.

Matar a charada do insconsciente dos outros é bem mais fácil do que matar a nossa!
O importante mesmo é continuar tentando, pois o repertório tende a se repetir over and over again!
Fui!
Bom finde!
p.s: o filme ' A vida dos outros' é imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário